sábado, 20 de outubro de 2007

Adidas:a marca das três listras


A Adidas é uma empresa alemã de material esportivo, conhecida internacionalmente. Foi fundada em 1920 na cidade Herzogenaurach próximo a Nuremberg, por um fabricante de calçados, chamado Adi Dasler que usou suas iniciais para batizar a marca. Mais tarde, em 1924 seu Irmão Rudolf Dassler, fundou uma empresa rival, a Puma.
2.1 Plano de comunicação/ Estratégia de marketing/ Mídia/ Criatividade
A empresa ADIDAS, sempre foi e ainda é referência no quesito esporte. Seus produtos identificados pelas tradicionais três listras e o trevo azul, estão em segundo lugar na preferência mundial, sendo que na Europa. A marca ADIDAS é primeiro lugar, a frente da principal concorrente, a NIKE. No Brasil, a marca tem atuação fraca na mídia com poucas ações estratégicas, o que a fez perder bastante terreno para a concorrente. Entretanto nos últimos anos a marca ADIDAS, iniciou um projeto de revitalização da marca, que teve como alvo o futebol. Essa nova etapa teve início meses antes da copa da Alemanha, com a campanha mundial sobre o tema “nada é impossível” cujos comerciais mostravam os garotos Pedro e Zé batendo bola com grandes craques do futebol mundial. Dentre as diversas ações relacionadas à copa do mundo, além do patrocínio à seleção da frança. A ADIDAS montou na Alemanha, o WORLD OF FOOTBAL, um “estádio” com 40 mil metros quadrados no qual os visitantes podiam viver experiências com a marca ao praticar esportes e assistir a shows, mas que também dispunha de uma área instalada especificamente para atender a imprensa (estima-se que 3 mil jornalistas brasileiros usufruíram dos benefícios do local, como computadores a acesso à internet). No total o local recebeu cerca de um milhão de visitantes. Com a presença da marca em campo na final da copa (Itália x frança), a marca atingiu a impressionante cota de 1,2 bilhões de impressões em exposição. Conforme o indicado em pesquisa, alcançou 83% das 426 milhões de exposição relacionadas ao vestuário durante o campeonato. Sem contar que a seleção alemã recusou uma proposta de patrocínio da concorrente NIKE de 80 milhões de euros por ano, para estampar sua marca nos uniformes da seleção, valor três vezes maior que o da ADIDAS. Mostrando assim tanto patriotismo, quanto credibilidade, e fidelidade para com a marca.
Com esse trabalho, a ADIDAS voltou a se aproximar do público na faixa dos 17 a anos, no Brasil aumentou seus patamares de vendas no segmento “performance”, com novos produtos como as chuteiras +F 50 TUNIT X-32 (KAKÁ) acessórios para que próprio consumidor monte calado a seu gosto. Agora com lojas mais arrojadas, programas de relacionamento com a trade, a imprensa e demais formadores de mais opinião e ainda a compra da marca Reebok.
2.2 Responsabilidade social
No quesito responsabilidade social Thaya Marcondes, criadora do departamento de comunicação da ADIDAS, a empresa investe e irá aumentar seus investimentos na área de responsabilidade social. Em Outubro de 2006 foi lançado um Projeto para recuperar as quadras esportivas em favelas e escolas públicas de outras comunidades carentes, baseando na crença de que “o esporte pode mudar o mundo”.
2.3 ADIDAS ganha prêmio CANNES em 2006
Depois do Sucesso da campanha envolvendo o esporte na copa da Alemanha, a ADIDAS surpreende mais uma vez ao lançar uma campanha ousada e um tanto polêmica, mas que foi uma aula de Marketing. A ADIDAS mais que uma patrocinadora, é uma espécie de catalisadora de mística que envolve uma equipe. Aproveitou uma legião de torcedores apaixonados, fiéis seguidores, e tornou-se parte integrante desse amor sem limites. E quer melhor oportunidade de atingir as pessoas quando elas estão com o coração aberto? A relação da ADIDAS com o lendário ALL BLACKS da Nova Zelândia, provavelmente a maior potência mundial quando se trata de RUGBY, é um exemplo ideal de como as marcas podem ser mais que meras estampas no uniforme. A idéia vencedora do Grand Prix de Promo em CANNES de 2006 parte do Slogan, “BONDED OF BLOOD”, os jogadores deram literalmente seu sangue para serem misturados a tinta que foi usada para imprimir uma série limitada de pôster que o torcedor ganharia na compra do uniforme do time. E registrado, com atestado médico e tudo mais.
A justificativa: “PROCURAMOS UMA IDÉIA VERDADEIRAMENTE CAPAZ DE CONECTAR A MARCA COM O CONSUMIDOR”
A tradição e força do ALL BLACKS na modalidade é tão grande, que o time representa o seu país nas competições internacionais. Ou seja, ele é a seleção de rugby da Nova Zelândia. É por isso que mais do que o amor por um clube, o ALL BLACKS evoca um sentimento de patriotismo a cada vez que entra em campo.
Para unir ambos os sentimentos na COPA DO MUNDO DE RUGBY 2007 que aconteceu na França em setembro, a ADIDAS criou uma campanha que mostra mais uma vez com ir além dos simples patrocínio. Fez com que cada um dos 1071 membros que hoje representam o ALL BLACKS, a coletarem amostras de terra de cada campo em que o time joga na Nova Zelândia. ( Ao contrário da maioria dos times, o ALL BLACKS não tem um estádio oficial, e sim diversos campos espalhados pelo país).
Essa terra foi colocada em cápsulas e levada até a França pelos jogadores, para que se sentissem em casa e o espírito de seus ancestrais durante os treinamentos. Essa ação virou um filme para TV, em campanha que começou a ser veiculada na Nova Zelândia, França e Japão.

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